Primeiramente devemos entender:
Em J2ME, temos dois tipos de classificações:
- Quanto à capacidade de memória e processamento (CDC e CLDC)
- Quanto aos recursos providos pelos dispositivos (MIDP 1.0 -MIDP 3.0)
Os celulares possuem em sua maioria a classificação CLDC e os perfis podem ser os mais variáveis, considerando, tamanho e cores de tela, bluetooth, wireless, vibracall, câmera, dentre outros recursos.
Requisitos:
- Possuir eclipse 3.2 ou superior
- Possuir JDK 5.0 ou superior
Antes de começarmos, devemos instalar os softwares necessários. Devemos seguir os seguintes passos:
- Baixar e instalar o kit da SUN para desenvolvimento em J2ME (clique aqui).
- Baixar e instalar o EclipseMe (clique aqui)
- Configurar o EclipseMe para o kit da SUN Instalado:
- Clicar no Menu Windows -> Preferences
- Clicar na Opção J2ME no menu à esquerda
- Selecionar o WTK Root (pasta de instalação do kit wireless da SUN)
- Expandir a opção J2ME e clicar em Device Management
- Clicar no botão Import e selecionar o mesmo diretório selecionado anteriormente
- PRONTO! Pode programar em J2ME
Na programação J2ME devemos considerar:
Uma aplicação para celular em JAVA, deve iniciar com uma classe filha da classe MIDlet. Esta classe tem o método startApp(), onde a aplicação é iniciada.
Cada "tela" em J2ME, é uma classe descendente da classe Form.
Para alternarmos de uma tela à outra, devemos "capturar" o display da tela, lançando mão do método estático" Display.getDisplay(midlet)". O parâmetro midlet, deve ser uma referência para primeira classe, que contém o método startApp. Uma vez capturada a tela em um objeto Display, utilizar o método setCurrent, e passar a tela filha de form como parâmetro.
Inserindo Componentes na Tela:
Podemos adicionar em uma Tela (Form) alguns componentes, tais como:
StringItem
StringItem si = new StringItem("campo","valor");
TextField
TextField tf = new TextField("phone","",10,TextField.PHONENUMBER);
DateField
DateField df = new DateField("",DateField.Date_Time);
ChoiceGroup
ChoiceGroup cg = new ChoiceGroup("opções",Choice.Exclusive);
cg.append("opção 1",null);
Todos os componetes acima podem ser adicionados sequencialmente ao form, em seu construtor, pelo método append.
Para criar menus nos botões laterais (direita e esquerda), utilizamos objetos da classe Command.
Command cm1 = new Command("Ver",Command.SCREEN,2);
Para tratar as ações dos Menus, implementamos a interface CommandListener
método:
void commandAction(Command c, Displayable s)
if(c = = cm1)
{
//Faça algo, se o menu selecionado for o cm1
}
Em breve colocarei imagens e fontes.